Desejo fazer do Toda Gente Cabe um lugar de diálogos e parcerias. Curiosa e com esmero, compartir ideias, percepções, reflexões, iniciativas, tateando textos, livros, imagens, criações, trabalhos que reverberem cidadania e arte.

sábado, 4 de outubro de 2014

Lá vai São Francisco, cantada por Sílvio Caldas.

Hoje, 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis. Acesse o link:

Lá vai São Francisco, de Vinícius de Moraes e Paulo Soledade

A Música e a consciência da saúde

 Tempos Modernos, Charles Chaplin
Vivemos numa sociedade em que cada vez mais é preciso ter coragem e ao mesmo tempo delicadeza para vencer as situações que forçam a nossa vida a uma mecânica que incomoda o nosso bem estar físico, psíquico, social. Cada vez mais é preciso participar das tarefas, projetos e lutas por mudança para uma realidade em que todos os cidadãos tenham pleno direito à saúde, educação, moradia, cultura, esporte, lazer, ambiente favorável, tudo com muita qualidade. A experiência musical pode bem contribuir para tudo isso. Mas o que a Música tem a ver com cidadania e saúde?

O potencial de transformação através da música ainda é pouco conhecido. Não é e nem deve ser o único instrumento, deve juntar-se a outros para compor uma manhã ensolarada. Vamos imaginar que nosso corpo seja uma partitura musical. É no corpo que percebemos e guardamos as informações de nosso tempo: os diferentes ritmos que não se combinam, isto é, o ritmo de cada pessoa com as suas necessidades econômicas e sociais com o ambiente; tudo o que chega aos nossos ouvidos, vai para o cérebro, que vai trabalhar as informações recebidas e, através dos nervos, enviar a mensagem o nosso corpo.

Não é fácil planejar nosso tempo igual a uma composição musical que nos ajude a desenvolver em nós um comportamento construtivamente transformador em todas as situações da vida. Mas é uma necessidade urgente. A experiência da música nos ajuda a contemplar a beleza das coisas e de nossa própria história de vida, a compreender os diferentes problemas, desde a poluição sonora, um movimento por um posto de saúde ou creche no bairro ou o uso do espaço escolar como espaço de produção e expressão criativas de seus frequentadores. É preciso resgatar o
grande potencial formador e terapêutico da música, a música é também um agente de saúde.
http://www.imagem.ufrj.br

* Este texto foi escrito a partir da leitura de Música, Tempo e Saúde, de Albert Mayr (ver em  Música e Saúde. RUUD, Even, org. Summus Editorial, 2ª ed , págs 95 a 105). Foi publicado originalmente no jornal Mandacaru, nº 10, set de 2014, que circula no bairro Jardim São Savério.